sexta-feira, 7 de março de 2008

Semana da Leitura

No dia em que termina a Semana da Leitura, lembro o autor e o livro que escolhemos trabalhar nas aulas de Estudo Acompanhado.

O AUTOR:
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, distrito do Porto, em 1957. É professor do ensino básico desde 1975. Em 1979 publicou o seu primeiro livro: A Aldeia das Flores. Em 1983, com a obra O Rapaz de Louredo, ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores. Em 1990, com o romance Pedro Alecrim, recebe o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças. Em 1996, com a obra A Casa das Bengalas, ganha o Prémio António Botto. Desde 1980 tem sido convidado a visitar escolas preparatórias, secundárias e bibliotecas públicas em diversas localidades do País. Tem colaborado em vários jornais e foi interveniente em acções realizadas por várias Escolas Superiores de Educação de Portugal. Obras do autor publicadas pela Caminho: Pardinhas, 1998 ; Ventos da Serra, 1989; O Lobisomem, 1994 (2ª Edição); Sal, Sapo, Sardinha, 1996.


O LIVRO:
Quando eu era miúdo, gostava de passar férias em casa dos pais de minha mãe. Nesse tempo, o meu avô Henrique levantava-se cedíssimo, bebia um copinho de aguardente, comia uma fatia da broa que a minha avó cozia todas as semanas no forno a lenha que havia a um dos cantos da cozinha, pegava na enxada, na foicinha ou no cutelo e ia trbalhar para os campos.
Eu só acordava quando a minha avó Laurinda chamava pelas galinhas, para lhes encher o papo de milho e cacá-las pelas asas, e num instantinho enfiar o seu dedo mínimo da mão direita nas cloacas das bichas a ver se nesse dia iam pôr ovo. Se tal não acontecia, a avó desancava-as com impropérios, chamava-lhes lambonas e carochinhas.
Actividades:
Divisão da turma em pares.
Actividades de leitura:
- cada par lê e comenta dois capítulos da obra.
Actividades de escrita:
- resumo dos capítulos pelos pares e posterior montagem da história;
- acrescentar um novo capítulo ou dar um final diferente à história.


Exibir minha página em bookcrossingEBi